top of page

GÊNERO NARRATIVO

A disciplina do amor – Lygia Fagundes Telles

Foi na França, durante a Segunda Grande guerra: um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e na maior alegria acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta à casa. A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava até a correr todo animado atrás dos mais íntimos. Para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe. Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava sua vida normal de cachorro, até chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao posto de espera. O jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando aquela hora ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias.
Todos os dias, com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina. As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando?…Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.

Atividades

1) Após a leitura do conto “A disciplina do amor”, explique a palavra “disciplina” presente no título.

2) Qual é o foco narrativo do conto?

3) Qual é o tempo verbal predominante na narrativa? Retire um trecho que comprove sua resposta.

4) Responda:
a) a história de quem será narrada? 
b) onde e quando essa história acontece?

5) Qual o sentimento presente no momento do encontro do cachorro com o dono? E o que isso representa?

6) Em relação aos trechos:

I – “Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado.”
II – “Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo?”

Responda:

Trecho I:
a) Quem é este “eu” que aparece na narrativa?
b) Ele participa da história? 
c) Ele dá esse aviso para quem?

Trecho II:
a) Deixou de esperar quem?
b) A quem o “eu” faz esse questionamento? Por quê?

©2020 por letrarse. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page