Serviços dirigidos aos usos da língua portuguesa
Conhecimento e responsabilidade
SÍLABA/TONICIDADE
ATIVIDADES
1)Assinale a alternativa em que há erros na separação de sílabas (apenas uma alternativa está correta)
a)en-trar, es-co-nder, bis-a-vô, bis-ne-to
b)i-da-de, co-o-pe-rar, es-tô-ma-go, ré-gua
c)des-cen-der, car-ra-da, pos-so, a-tra-vés
d)des-to-ar, trân- sa - ma-zô-ni-co, ,ra-pé, on-tem
e)pre-des-tinar, ex-tra, e-xer-cí-cio, dan-çar
2)Separe as sílabas das palavras abaixo, usando os espaços na frente das palavras, e mostre a sílaba tônica da cada palavra:
Escândalo: ______________________________________________________
Revista: _________________________________________________________
Calvário: _________________________________________________________
Mídia: ___________________________________________________________
Saudade: ________________________________________________________
Terra: ___________________________________________________________
3)Separe as sílabas das palavras abaixo, denomine-as como oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas.
lágrima:_____________________________________________________________________
sofá:________________________________________________________________________
fênix:________________________________________________________________________
História:_____________________________________________________________________
Sensível: ________________________________________________________________ Plácidas:_____________________________________________________________________
4)Pense e escreva:
-Duas palavras oxítonas _______ ____________________________________________________
-Duas palavras paroxítonas:__________________________________________________________
-Uma palavra proparoxítona:___________________________________________________________