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projetos de ensino

PROPOSTA PEDAGÓGICA DE COMPLEMENTAÇÃO CURRICULAR

 

 

Título da atividade: Tirando de letra: a redação no vestibular

Período da atividade: Ano letivo de 2012

Núcleo de conhecimento: Língua Portuguesa

Atividade proposta a ser desenvolvida: Atividade de produção textual

Turno:  Noturno

Número de participantes:  máximo 10 alunos a cada edição da atividade

Professora proponente: Fátima Sozza

JUSTIFICATIVA

 

Conceber a escrita como uma prática social nas sociedades contemporâneas ainda é uma concepção que requer um pensamento avançado culturalmente, pois ainda hoje, como em outros tempos, as práticas orais estão muito mais presente e nos parecem muito mais funcionais em nosso cotidiano em detrimento da escrita. Porém, as exigências do mundo moderno em torno das atividades humanas ligadas à escrita têm se elevado exigindo do ser humano maior habilidade com as letras e uso constante desses símbolos. Para o estudante em nível médio que sente a necessidade de entrar no mundo do trabalho ou continuar sua carreira acadêmica a exigência da aquisição do código linguístico, bem como as maneiras de escrever bem um texto tem sido constante. A escrita da redação no ENEM, vestibular ou qualquer outro concurso, em geral,  tem sido temas preocupantes na vida  desses jovens.

A escrita não é um dom, não é um talento natural. É uma habilidade que precisa ser desenvolvida, de modo a exigir do aprendiz um trabalho criterioso de elaboração do pensamento, de manejo com a linguagem e de emprego de estratégias linguísticas como elementos de coesão e operadores textuais. Esse processo de tal aprendizagem passa em primeira instância pela escola sendo papel dessa instituição instrumentalizar o estudante para a aquisição e apropriação das formas do bem escrever. Assim, à medida que o aluno vai conquistando sua autonomia na escrita, melhor ele sabe o que dizer, como dizer, quais palavras usar, além de analisar e corrigir o que foi dito.

Segundo Rocco, (1981) “escrever bem é, simultaneamente, arte e ciência”. Essa tarefa se torna um tanto ainda mais dificultosa quando se fala nos gêneros textuais tradicionalmente consagrados pelo vestibular, concursos ou ENEM ou em gêneros técnico-científicos. Ao se tratar, especificamente, do vestibular os gêneros contemplados na redação, em geral, são os gêneros opinativos e  dissertativo-argumentativos  os mais solicitados, mas podem ocorrer, em outras, instâncias ainda, a solicitação de resumos ou resenhas críticas. Na maioria das vezes, a escola, por ter uma carga horária de língua portuguesa muito pequena e, em face de tantas outras dificuldades de leitura e escritas de seus alunos, também trata de forma minimamente esses gêneros textuais, por vezes delegando poucas aulas para sua leitura, conhecimento de seus elementos composicionais e sua produção, gerando outras defasagens na aprendizagem do estudante.

É visando sanar tais dificuldades apresentadas pelos alunos do 2.º Ano A matutino e,  em respeito, às sugestões dos próprios alunos que essa proposta de complementação curricular vem a ser sugerida à Direção do Colégio Estadual Senador Teotônio Vilela, Conselho Escolar e pais dos alunos interessados.

CONTEÚDOS

a)Conteúdo estruturante:

O conteúdo estruturante pelo qual se delineará essa proposta de complementação pedagógica está relacionado com o momento histórico-social, assumindo uma concepção de linguagem como prática social que se efetiva nas diferentes instâncias sociais. Assim, essa perspectiva de ensino dos gêneros textuais contemplados pelos vestibulares tem como conteúdo estruturante o discurso como prática social, atendo-se em uma concepção de linguagem discursiva.

 

b)Conteúdos básicos:

Os conteúdos básicos trabalhados serão os gêneros textuais atualmente contemplados pelo vestibular e ENEM, com ênfase nos gêneros opinativos, dissertativo-argumentativos, incluindo também, alguns gêneros técnico-científicos.

 

c)Conteúdos específicos:

·      O texto narrativo-argumentativo.

·      O texto dissertativo-argumentativo.

·      Estratégias argumentativas.

·      Operadores de textualidade e intertextualidade.

·      A carta argumentativa.

·      Resumo escolar.

·      Resenha crítica.

 

OBJETIVOS GERAIS

 

  • Oportunizar aos alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Senador Teotônio Vilela a socialização e a aprendizagem dos gêneros textuais dissertativo-argumentativos e técnico-científicos, comumente solicitados em exames de vestibular e/ou ENEM e outros concursos.

 

  • Estudar os elementos composicionais de cada gênero textual aqui tratado, bem como as estratégias argumentativas e os operadores de textualidade e intertextualidade.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  • Estimular a ampliação de leituras dos gêneros textuais aqui estudados.

 

  • Propor e acompanhar exercícios textuais que detalhem os processos argumentativos e operadores textuais.

 

  • Conduzir a produção textual de forma planejada incentivando o aluno a fazer usos das estratégias argumentativas, dos operadores textuais  como elementos de coesão referencial, sequencial, argumentativos, contra-argumentação, contraposição, etc.

 

  • Analisar se a produção textual está coerente e coesa, se há unidade temática, se atende à finalidade, se a linguagem está adequada ao contexto.

 

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS

 

O objetivo principal dessa proposta de complementação  pedagógica curricular é o de oportunizar aos alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Senador Teotônio Vilela a socialização e a aprendizagem dos gêneros textuais dissertativo-argumentativos e técnico-científicos, comumente solicitados em exames de vestibular e/ou ENEM e outros concursos, de forma que essa prática possa colaborar para com a aprendizagem da produção textual.

A proposição das atividades de produção textual preconizadas aqui neste projeto de trabalho, leva em conta uma concepção de escrita como prática social que acontece entre o uso e o aprendizado da língua, sob a premissa de que o texto é o elo de interação social e os gêneros discursivos são construções coletivas. Assim, entende-se o texto como uma forma de atuar, de agir no mundo. Escreve-se para convencer, vender, negar, instruir, etc.

O educando precisa compreender o funcionamento de um texto escrito, que se faz a partir de elementos como organização, unidade temática, coerência, coesão, intenções, interlocutor(es), dentre outros. Além disso, “[...] a escrita apresenta elementos significativos próprios, ausentes na fala, tais como o tamanho e o tipo de letras, cores e formatos que operam como nos sentidos do texto” (MARCUSCHI, 2005 p.17).

Ademais, as proposições realizadas pela professora aos alunos terão como objetivo, primeiramente, o diálogo interlocutivo para que os alunos possam relacionar sua escrita a um contexto e circunstância de produção. Isso implica em o aluno se colocar frente à sua produção como  sujeito/locutor: alguém que tem o que dizer; sabendo para quem dizer; obtendo razões para dizer, conforme propõe Geraldi (1997).

Além disso, os encaminhamentos dados à produção textual realizadas pelos participantes dessa complementação pedagógica seguirão três etapas básicas, conforme orienta Antunes (2003), a saber: planejamento do que será produzido e ampliação de leituras sobre a temática proposta; escrita da primeira versão sobre a proposta apresentada, levando em conta o gênero e o tema solicitados e, por último, a reescrita do texto levando em conta a intenção que se teve ao produzi-lo.

 

INFRAESTRUTURA

 

Essa proposta de complementação pedagógica será efetivada no Colégio Estadual Senador Teotônio Vilela. EFMP. Ambientada nas dependências do colégio, utilizando como recursos ambientes e aparatos pedagógicos existente no estabelecimento, como: sala de aula, biblioteca, sala de retroprojeção, laboratório de informática, TV multimídia e, sobretudo, o acervo da biblioteca escolar. Os conteúdos sistematizados serão oferecidos aos alunos por meio de apostilamento dos mesmos, ficando a cargo do colégio contribuir com o papel sulfite e a contrapartida do aluno em custear as referidas cópias. Essa proposta será realizada na forma de contraturno, funcionando no período noturno, ministrada pela Professora proponente, em um total de carga horária semanal de duas (2:00) horas, compreendendo o horário das 19: 00 às 21:00 horas, todas as segundas-feiras e terá caráter voluntário, sendo solicitado, apenas uma declaração de serviço voluntário à Direção do Colégio.

 

RESULTADOS ESPERADOS

 

Espera-se que os participantes dessa proposta de complementação pedagógica possam, primeiramente, compreender que a escrita não é um atributo inato, mas que necessita ser aprendida e, que são seres capazes de tal aprendizagem de forma competente. Também se espera que, com a aprendizagem adquirida por meio desse projeto de trabalho, possam conceber a escrita como um meio tecnológico avançado para as sociedades contemporâneas e, necessária como meio de sobrevivência e promoção humana.

Por outro lado, é esperável que os alunos participantes tenham sucesso em atividades acadêmicas, concursos e usos da escrita nos gêneros trabalhados, obtendo ascensão social.

 

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO

A participação do aluno nessa proposta pedagógica curricular será agregada a alguns critérios: preferencialmente ser aluno do 2.º A do período matutino ou ser aluno do Ensino Médio do Colégio Estadual Senador Teotônio Vilela, devidamente matriculado e frequentando as aulas de forma assídua.

 

REFERÊNCIAS

 

ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de língua sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.

GERALDI, João W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

 

MARCUSCHI, Luis Antonio. Da fala para a escrita: Atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2005.

PARANÁ. Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa. Secretaria de Estado da Educação, Curitiba, 2008.

 

ROCCO. Maria Thereza Fraga. Crise na linguagem: a redação no vestibular. São Paulo: Mestre Jou: 1981.

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